top of page

Você sabia?

Pórtico da Metrópole foi uma das grandes obra
de Duciomar Costa e o povo sabe disso

i307132
i307131 (1)
PORTICO 1
i307131
PORTICO 3

 O investimento para realização da obra foi de 9,4 milhões, dos quais 2,2 milhões foram custeados pela prefeitura. O Pórtico Metrópole é um projeto inédito em todo o Brasil, pois é a única passarela concebida com escadas rolantes e elevadores, que atenderá a lei federal de Acessibilidade, nº 10098, em todos os seus aspectos.

 Cerca de dois mil pedestres passam pelo local diariamente e cerca de 70 mil veículos transitam, por dia,  pelo Entroncamento.

 O projeto do Pórtico Metrópole é único em todo o Brasil. É a única passarela no Brasil que possui escadas rolantes e elevadores e como está sendo erguido em área de jurisdição  federal, a Prefeitura de Belém teve de obter autorização do Departamento Nacional de Infra Estrutura e transporte (Dnit) para iniciar as obras.

 A manutenção do empreendimento ficará sob a responsabilidade de uma comissão de servidores municipais que vai administrar o pórtico. Para garantir a segurança do bem público será instalado um posto da guarda municipal dentro do Pórtico Metrópole.

 Duciomar Costa destacou que o Pórtico Metrópole foi fundamental para a cidade, pois atende a três aspectos muito importantes: a segurança na travessia dos pedestres, a fluidez no trânsito de veículos e a delimitação dos municípios de Belém e Ananindeua. “Nós não vamos aqui entregar apenas uma passarela e sim uma obra que representa a grandeza de Belém, a metrópole também considerada o portal de entrada da Amazônia. É um cartão postal de nossa cidade, ou melhor, um cartão de visita para quem chega aqui”, enfatizou o prefeito.

 A construção do Pórtico Metrópole teve início em setembro de 2008. ​

bottom of page