Duciomar Costa
Simplesmente Dudu, um cidadão paraense
Duciomar Costa foi eleito em 2002 Senador pelo Pará com mais de um milhão de votos, sendo o mais votado em Belém e em todo o Nordeste do Estado, região que agrega as maiores cidades do Pará.
Como senador, sempre pautou seus trabalhos legislativos em duas vertentes básicas: educação e justiça social.
O Senador é o instituidor da Fundação Duciomar Costa, instituição que atua na capital paraense, disponibilizando gratuitamente transporte coletivo à população carente; assistência médica e odontológica a milhares de pessoas e prestando um serviço comunitário, que é paradigma para outras instituições congêneres. A Fundação Duciomar Costa assiste ainda na área educacional centenas de crianças de bairros periféricos de Belém.
Duciomar integra comissão internacional para a renovação das relações entre Brasil e Portugal
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) é um dos parlamentares que fazem parte da delegação integrada por ilustres senadores e deputados federais para uma visita a Portugal. A delegação vai participar de uma assembléia parlamentar de renovação das relações entre as comissões parlamentares dos dois países, dedicadas ao acompanhamento da política externa e das históricas relações entre Brasil e Portugal.
Duciomar briga no senado para o paraense ter redução de ICMS na conta de energia elétrica
O senador Duciomar Costa (PTB-PA), que é da base governista, vai apresentar emenda na reforma Tributária para que seu Estado, que é o maior exportador interno de energia elétrica, não fique tão prejudicado com a manutenção da legislação tributária apresentada pelo Governo Federal. Atualmente, a energia está sendo tributada apenas no consumo, e a reforma proposta pelo Governo mantém essa situação. A emenda do senador sugere que o ICMS possa ser tributado também na produção, corrigindo a atual distorção. Outros estados, como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e São Paulo também estão sendo seriamente prejudicados com esse mecanismo.
..
Senador cobra mais emprenho do Senado nas questões ambientais
O senador Duciomar Costa argumentou no Plenário do Senado a importância da criação de uma política nacional de florestas, que foi apontada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) como um dos principais objetivos de sua atuação na Casa durante o período em que estiver substituindo a senadora Marina Silva (PT-AC), licenciada para ser ministra do Meio Ambiente.
Em um aparte ao discurso se Sibá Machado, ele afirmou que apesar dos esforços de preservação, o país ainda está engatinhando no emprenho de políticas sérias e eficientes a favor do meio-ambiente.
Na ocasião, Sibá Machado informou que a Amazônia representa quase 50% do território nacional e que o país já criou políticas para a soja e para o café, entre outras Está na hora de se criar uma política das florestas nacionais, voltada para o desenvolvimento qualificado e que devolva parte dos recursos à população diretamente interessada – sustentou.
Para Duciomar Costa, se o Brasil quiser caminhar para a modernidade, deve começar por fazer uma reforma política transparente, de forma a garantir que os partidos sejam dotados de identidade definida.
Duciomar sempre esteve apoiando os Taxistas
Duciomar marcou um grande encontro entre taxistas da região metropolitana de Belém e instituições como o Banco do Brasil, Detran e CTBEL. O encontro, organizado pelo senador Duciomar Costa (PTB-PA), teve como objetivo discutir diretrizes e propor soluções para os problemas enfrentados pela classe, como cobrança de taxas e tributações, financiamentos e multas.
Duciomar propõem novo modelo de prisão com foco na educação dos internos
O senador Duciomar Costa (PTB-PA), apresentou o documento que inclui a necessidade de criação da Fundação Escola Penitenciária Nacional (FEPN). “A FEPN é um importante canal para humanizar a vida dos detentos e eliminar dois dos mais perigosos ingredientes que tornam a vida nas prisões brasileiras um verdadeiro inferno”, afirmou o senador referindo-se ao círculo vicioso dos crimes que ocorrem com no atual sistema penitenciário. Para o senador, a proposta tem força porque a situação atual do sistema penitenciário é insustentável. Além das dificuldades físicas e estruturais, a superlotação e o descumprimento de regras mínimas para o tratamento de reclusos tornam a reforma urgente. Duciomar Costa acredita que, apesar de ter sido apresentada há vinte anos, a proposta é atual e deve ser retomada. “O novo sistema representa para o detento a oportunidade real de reeducação com perspectiva de reinserção social após o cumprimento da pena. A proposta é atua, porque procura engajar os poderes públicos em uma nova estratégia de tratamento dos problemas criminais”, afirmou o senador no Plenário do Senado.