Duciomar Costa
Simplesmente Dudu, um cidadão paraense
Icoaraci ganha a primeira UPA 24 horas de Belém
O prefeito de Belém, Duciomar Costa inaugurou a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Belém no dia 28 de setembro de 2012, em Icoaraci , que teve como missão desafogar as Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de Pronto-Socorro da capital. Localizado na rodovia Augusto Montenegro, ao lado do Centro de Zoonoses (CCZ), a estimativa é que 300 pessoas recebam atendimento médico diariamente e uma média de 18 mil ao mês.
Com a UPA, a população de Icoaraci, Cotijuba, Benguí, Tapanã e Tenoné passou a ter um serviço de emergência 24 horas bem próximo de casa. “A intenção é justamente de dar essa condição de desafogar o sistema que todo mundo sabe que hoje é muito sufocado. Belém tem que atender não só Belém, mas todos os municípios do Estado e acaba sufocando principalmente o PSM da 14 de Março. E hoje nós temos a felicidade de estar entregando esse equipamento que, sem dúvida alguma, vai melhorar a saúde da população de Belém”, afirmou Duciomar na época.
O total do investimento, entre equipamentos e obras, foi de R$ 10 milhões, sendo que R$ 2 milhões foram do governo federal para a construção da parte física. A UPA foi construída em oito meses. “Pelo menos a gente tem mais um pronto socorro aqui, né? Porque só o Abelardo Santos não dá conta. É muito bom”, elogiou a doméstica Lúcia Helena Lopes, moradora de Icoaraci que fez questão de comparecer à inauguração.
As UPAs atendem casos de complexidade intermediária, entre as unidades de saúde e os prontos socorros. Nelas é realizado o atendimento pré-hospitalar, ajudando a desafogar tanto as unidades básicas como os prontos socorros.
A unidade realiza curativos de pequena e média complexidade, exames de raios-x e terá ambulância própria. Foram disponibilizados 20 leitos de enfermaria para observação 24h, dois dos quais reservados para isolamento.